Dr. Márcio é Pioneiro em MEGASESSÕES de FUE no Brasil - Referência Internacional na Técnica Combinada para calvícies avançadas - Dedicação exclusiva ao TRANSPLANTE CAPILARAvaliação On Line - Centro de Implante de Cabelo - Fortaleza CE
Pacientes de outras localidades - Centro de Implante CapilarAtendimento em outras capitais - Centro de Implante Capilar


Nome: 
E-mail:             
Fone: 
Mensagem: 
 


Centro de Implante e Transplante de cabelos

INSTITUTO DE MEDICINA DO CABELO -
MÁRCIO CRISÓSTOMO
Rua Leonardo Mota, 2429 - Dionísio Torres
60.170-041
Fortaleza / Ceará – Brasil

ESTACIONAMENTO INTERNO E MANOBRISTA

Perguntas Frequentes sobre Implante Capilar, queda de cabelo e calvície
Blog - Novidades e comentários sobre queda de cabelo Clique para ir ao Blog do Centro de Implante Capilar
Sala de Imprensa
Selo - Top Empresarial Internacional

Revista Poder da jornalista Joyce Pascowitch entrevista o Cirurgião Plástico Dr. Márcio Crisóstomo


“Destaque em matéria da Revista de circulação nacional PODER, da Jornalista Joyce Pascowitch, abordando o destaque internacional da Técnica Untouched Strip.” Ed. Nov/2012

Dr. Márcio é destaque na Revista Poder falando sobre Técnica Untouched Strip

 

 

O Dr. Márcio Crisóstomo foi entrevistado pelo jornalista Lúcio Brasileiro sobre a sua Técnica Combinada de Transplante Capilar”, no Programa DOMINGO BRASILEIRO. Veja o vídeo acima com trechos da entrevista.

 

O transplante capilar é hoje uma das cirurgias mais procuradas por homens devido aos resultados extremamente naturais que as equipes especializadas oferecem. A barreira da naturalidade já foi vencida há muito tempo pelas técnicas atuais e as melhores equipes se diferenciam pela realização de cirurgias com grande número de fios, como as gigasessões, realizadas por poucas equipes no Brasil.


Os fios podem ser retirados das regiões lateral e posterior da cabeça, chamada de área doadora, basicamente de duas maneiras:


Planejamento da técnica clássica Pela Técnica Clássica, em que o cirurgião plástico retira uma faixa de couro cabeludo e as unidades foliculares são individualizadas uma a uma por técnicas ao microscópio. Nesta técnica temos a possibilidade de obter um número maior de fios, mas dependemos da elasticidade do couro cabeludo para a retirada da faixa o que só permite a realização de um novo procedimento, caso necessário, meses após o primeiro. Além disso, uma cicatriz permanece no local. Esta é a técnica utilizada pela maioria dos cirurgiões de calvície no Brasil.




Follicular Unit Extraction no 1º dia pós-operatório Pela técnica Follicular Unit Extraction (FUE), em que as unidades são retiradas uma a uma pelo cirurgião, sem cortes. As vantagens do FUE são a ausência de cortes e, consequentemente de uma cicatriz linear e uma recuperação mais rápida e praticamente indolor. Como ela é uma técnica muito artesanal, é mais difícil de ser aprendida e não é realizada por todos os cirurgiões. Além disto, o número de fios obtidos por sessão é menor, limitando a indicação em casos de calvícies mais avançadas.



Saiba mais sobre a técnica FUE . Esta técnica, apesar de já ter mais de 12 anos, ainda é muito pouco realizada no Brasil, mas tem crescido muito nos Estados Unidos e na Europa. Nestes países existem clínicas que somente realizam transplantes pela técnica FUE. Consideramos que o ideal é que o especialista domine todas as opções técnicas para oferecer o melhor para o paciente de acordo com a indicação de cada caso. O Dr. Márcio Crisóstomo é uma referência internacional em FUE, sendo o único cirurgião brasileiro membro do FUE Research Committee (Comitê de pesquisas em FUE) da International Society of Hair Restoration Surgery, que reúne experts em FUE de vários países para ajudar a pesquisar, desenvolver e divulgar esta técnica.

 



 

GRAUS AVANÇADOS DE CALVICIE – TÉCNICA COMBINADA (STRIP + FUE)UNTOUCHED STRIP®

 

 

 

O Dr. Márcio Crisóstomo descreveu e publicou uma técnica chamada de Untouched Strip® onde a área doadora do paciente é potencializada utilizando-se tanto a técnica clássica como o FUE para obter fios em uma mesma cirurgia. Esta técnica foi descrita para o tratamento de grandes áreas calvas com um maior número de fios.

EVOLUÇÃO DA CRIAÇÃO DA TÉCNICA


Devido à preferência do Dr. Márcio Crisóstomo por cirurgias de grande porte como as gigasessões, cirurgias em pacientes com calvície avançada são uma constante no Centro de Transplante Capilar Márcio Crisóstomo.

 

Associação de pequenas sessões de FUE com a técnica clássica (início do desenvolvimento da técnica).

Em casos que mesmo uma gigasessão ainda deixava a desejar o Dr. Márcio começou a associar pequenos complementos pela técnica FUE, até que resolveu unir completamente as duas técnicas e padronizar conceitos que aumentam o número de fios e mantém a segurança do procedimento. Desta padronização surgiu a TÉCNICA COMBINADA Untouched Strip®.

 

Associação de pequenas sessões de FUE com a técnica clássica (início do desenvolvimento da técnica).


 

Como nesta técnica somamos o número de fios que podem ser obtidos pelas duas formas tradicionais (faixa de couro cabeludo ou técnica clássica e FUE), há uma potencialização da área doadora do paciente e o número de fios obtido é bem maior.

Existe um aumento médio de 30 a 40% no número de fios em uma única cirurgia podendo este número passar de 50%. Com isto cirurgias com mais de 4 a 5 mil unidades foliculares (10 a 15 mil fios*) passaram a ser rotina no centro de transplante capilar Márcio Crisóstomo. Em casos de área doadora favorável, cirurgias de mais de 7 mil unidades foliculares em um único procedimento são possívels. Estas estatísticas estão entre as maiores cirurgias realizadas no mundo.

 

*considerando cada unidade folicular com uma média de 2,5 a 3 fios (número variável conforme características do paciente).



SEGURANÇA OBTIDA COM A FAIXA NÃO TOCADA


Este técnica pioneira é, na nossa visão, a melhor opção cirúrgica para calvícies avançadas já que leva o que o paciente mais precisa: um maior número de fios. E o mais interessante nesta padronização técnica é a segurança, já que preservamos uma faixa não tocada para preservar as

características anatômicas locais para uma possível futura cirurgia pela técnica clássica. Esta faixa não tocada é chamada de untouched strip e dá nome à técnica. Com isto é possível realizar um segundo procedimento no futuro sem prejuízo na obtenção dos fios, ou seja, além de obter mais fios em um procedimento, a cirurgia realizada observando todos os preceitos técnicos

descritos ainda preserva a área doadora.

Este é um conceito inédito, publicado pelo Dr. Márcio Crisóstomo há alguns anos. Com grande experiência neste tipo de procedimento, o Dr. Márcio é uma referência internacional no assunto, já tendo apresentado e ensinado esta técnica em vários países.

 

 

 

Representação esquemática da Técnica Untouched Strip® demonstrando a potencialização da área doadora com associação da Técnica Clássica (Strip harvestind) e do Follicular Unit Extraction (FUE) obtendo um número maior de fios e a preservação da faixa não tocada (Untouched Strip) mantendo as duas características anatômicas naturais para a realização de um possível segundo procedimento.

 

 


USO EM CIRURGIAS SECUNDÁRIAS


Esta técnica foi descrita inicialmente para casos de calvície avançada com o grau de calvície bem definido, porém pode ser utilizada também em casos secundários em que a área doadora já não apresenta elasticidade suficiente para uma cirurgia com grande numero de fios.


Entrevista com o Dr. Márcio Crisóstomo, na Inglaterra, sobre correção de caso difíceis.





Logotipo da Baldgossip

 

O Dr. Márcio Crisóstomo é o único cirurgião do Brasil a fazer parte do BaldGossip, um site especializado em pesquisar e indicar cirurgiões com trabalho focado em casos de correção.

www.baldgossip.com



Nestes casos, descrevemos também uma padronização própria em que o FUE pode ser associado, para aumentar o numero de fios e assim oferecer uma maior densidade.

Para resultados em casos secundários com esta técnica acesse:
Resultados - Antes de depois


PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS


Na área médica, a publicação em revista científica é o atestado maior de credibilidade de uma informação, já que antes de ser apresentado ao meio científico especializado, o trabalho é revisado por outros especialistas (peer-reviewd) e, com a publicação, o conhecimento gerado passa a ser disponibilizado a outros especialistas para o avanço da especialidade.


PUBLICAÇÃO COM DESTAQUE DA TÉCNICA NA CAPA DA REVISTA

 

Crisóstomo M, et al. Untouched Strip: técnica para aumentar o número de unidades foliculares em transplante capilar preservando área intocada para futura cirurgia.
Surg Cosmet Dermatol.
2011;3(4):361-4.

 


PUBLICAÇÃO NA REVISTA DA SOCIEDADE INTERNACIONAL DE RESTAURAÇÃO CAPILAR

 

Comentário do Editor Bertram Ng de Hong Kong:
“This Article is not about which is a better technique – strip or FUE. It is About accepting their advantages and limitations, and finding a way to make the best use of both.”
Tradução: “Este artigo não é sobre qual técnica é melhor – faixa ou FUE. Ele é sobre aceitar suas vantagens e limitações, e encontrar um meio de fazer o melhor uso das duas.”
  
Crisóstomo M. Untouched Strip: FUE combined with strip surgery to improve the FU number harvested in one session, preserving an untouched area for a possible future hair transplant.Hair Trasnplant Forum int´l.
 2012;22(1):12-4.

 


CAPÍTULO DE LIVRO NOS ESTADOS UNIDOS

 

A Técnica Combinada teve o mais alto grau de reconhecimento no meio científico: o Dr. Márcio Crisóstomo foi convidado a escreve-la como um capítulo de livro sobre transplante capilar lançado em 2014 nos Estados Unidos.

 

Crisóstomo M. Combining Follicular Unit Extraction and Transplantation: Untouched Strip Technique. In: Barrera A, uebel CO. Hair Transplantation - The Art of Follicular Unit Micrografting and Minigrafting. p. 237-261. Quality Medical Publishing - St. Louis - Misouri - EUA, 2014.

 

 


APRESENTAÇÕES EM CONGRESSOS CIENTÍFICOS


 



Além de publicações em revistas científicas, a apresentação em congressos médicos contribui para a divulgação e credibilidade do novo conhecimento. O Dr. Márcio Crisóstomo é um dos cirurgiões brasileiros mais requisitados para congressos nacionais e internacionais e já apresentou a técnica combinada nos mais importantes congressos de cirurgia plástica e dematologia em vários países como:

 

- Rio de janeiro / BRASIL
- Roma / ITÁLIA

- São Paulo / BRASIL
- Lisboa / PORTUGAL
- Paris / FRANÇA

- Genebra / SUIÇA

- Nassau / BAHAMAS

- Porto Alegre / BRASIL

- Orlando / EUA

- Budva / MONTENEGRO

- São Francisco / EUA

 

Em 2014, várias apresentações no Brasil e no exterior já estão confirmadas.

Saiba mais sobre a agenda científica do Dr. Márcio Crisóstomo.


 

 

OUTROS EVENTOS EM DIVERSOS PAÍSES ONDE O DR. MÁRCIO CRISÓSTOMO
APRESENTOU A TÉCNICA UNTOUCHED STRIP® EM 2012

 

 

 

 

DESTAQUE NA MÍDIA:

 

 

Dr. Márcio Crisóstomo - Revista SAÚDE É VITALDr. Márcio Crisóstomo - Revista SAÚDE É VITAL

 

Revista: SAÚDE É VITAL

 

Reportagem: Transplante em dose dupla


"O cirurgião plástico Márcio Crisóstomo, de Fortaleza, criou uma maneira de conjugar os dois métodos de transplante de cabelo mais modernos em um único procedimento. Ele une o FUE(sigla em inglês para extração da unidade folicular), que envolve retirar os bulbos capilares da área doadora ...."


 

Data: 01/06/2017



Reportagem: Dr. Márcio Crisóstomo - Programa DOMINGO BRASILEIRO


"O Dr. Márcio Crisóstomo foi entrevista pelo jornalista Lúcio Brasileiro no Pragrama DOMINGO BRASILEIRO. Dr. Márcio fala sonre a sua Técnica Combinada de Transplante Capilar"




Veja a entrevista do Dr. Márcio ao Jornalista Lúcio Brasileiro

 

 

 

Dr. Márcio Crisóstomo - Revista PODER / Joyce PascowitchDr. Márcio Crisóstomo - Revista PODER / Joyce Pascowitch

Reportagem: Dr. Márcio Crisóstomo - Revista PODER / Joyce Pascowitch


"O Dr. Márcio Crisóstomo foi destaque na Revista PODER da Jornalista Joyce Pascowitch. Essa importante publicação de circulação nacional publicou matéria de seis páginas sobre a repercussão internacional que a técnica Untouched Strip para calvícies avançadas teve em 2012."


Data: 01/12/2012



Entrevista do Dr. Márcio na Revista PODER / Joyce Pascowitch - Novas Técnicas de Transplante Capilar

 



Dr Márcio Crisóstomo - Referência Internacional em Transplante Capilar em Brasília

DESTAQUE DE CAPA DA REVISTA FOCO(Brasília/DF)

 

Reportagem: Revista FOCO - Brasília/DF


Com a reportagem de título “Uma Técnica Brasileira Ganha o Mundo”, o Dr. Márcio Crisóstomo foi destaque de capa da Revista Foco, de Brasília (DF) devido à sua presença constante atendendo na Capital Federal e ao destaque internacional da sua técnica Untouched Strip® para calvícies avançadas, que permite o transplante de um número maior de fios.


Data: 12/04/2012

Para ver a revista e a matéria na íntegra, acesse : Revista FOCO

 


DESTAQUE NA REVISTA SIÁRA(Fortaleza/CE)

 

 

Revolução Capilar - Nova Técnica de Transplante CapilarDr. Márcio Crisóstomo marcando o planejamento da Técnica Untouched Strip

Reportagem: Jornal Diário do Nordeste - Revista Siará- Fortaleza/CE


Revolução Capilar
Nova técnica de transplante capilar para cakvícies avançadas aumenta o número de fios em uma única cirurgia. Márcio Crisóstomo, autor da pesquisa, explica.


Data: 04/08/2012



Matéria do Jornal Diário do Nordeste Reportagem - Nova Técnica no Transplante Capilar - Dr. Márcio Crisóstomo




AVALIAÇÃO ON-LINE E ATENDIMENTO EM OUTRAS CAPITAIS:


Para pacientes que não moram no Estado do Ceará o Dr. Márcio Crisóstomo realiza atendimento em outras capitais no Brasil. Para pacientes de outras localidades também pode ser realizada uma avaliação prévia on-line.

 

RESULTADOS:


Para ver os resultados da técnica combinada acesse :  http://www.implantecapilar.med.br/html/Resultados.html

 

 

 

 

Sala de Imprensa do Centro de Transplante Capilar
Veja aqui todas as entrevistas do Cirugião Plástico Dr. Márcio Crisóstomo especialista em Transplante Capilar
Veja aqui todas as entrevistas do Cirugião Plástico Dr. Márcio Crisóstomo especialista em Transplante Capilar
Veja aqui todas as entrevistas do Cirugião Plástico Dr. Márcio Crisóstomo especialista em Transplante Capilar

 

Cirurgia Plástica, dermatologia, tratamento da calvície, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, AEXPI, Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar, SBCD, SBD, ISHRS European Society of Hair Restoration Surgery  Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Associação dos Ex-Alunos do Prof. Ivo Pitanguy de Dermatologia Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar International Society of Hair Restoration Surgery American Board of Hair Restoration Surgery